Mulher de 101 anos recebe Condecoração da Câmara Municipal de Vereadores de Viadutos

News_big_2eb5e2db51631cf28790b7b80e1ab871

Maria Patrocina Da Silva nasceu em Entre Rios no Estado de Santa Catarina em 19 de Novembro de 1915, sendo esta a data oficial, porém confirma que em verdade foi registrada somente aos 16 anos de idade. Portanto hoje teria 116 anos de idade, sendo mais idosa que a Sra. Alida Grubba, outra Catarinense que figura nos registros oficiais como sendo a mais velha do Brasil com 112 anos. Dona Maria é filha de José Paulo Da Silva e Maria Luiza Da Silva. É Católica. Viúva a mais ou menos 60 anos de Maurilio Fernando de Lima. Maria afirma que seu marido foi seu grande amor. Teve uma filha com 30 anos chamada de Maria Inácia da Silva, hoje com 77 anos. Também possui 12 netos, 20 bisnetos e 8 tataranetos. Sem contar que viu 11 papas, 27 presidentes a frente do Brasil e as duas guerras mundiais.

“Dinda” como é carinhosamente chamada por todos, relata que não teve nenhuma doença grave e nem precisou tomar remédio. Anda sozinha, adora conversar, dar rizada e contar sobre o passado. Aliás, fato que a deixa muito emocionada ao falar sobre seu passado, as lembranças vem e voam pela mente. Dinda prega que o segredo de sua longevidade foi sempre ter uma alimentação saudável, consumindo o menos possível alimentos industrializados. A Vovó Maria comenta: “gosto de comer, é um dos prazeres da vida”. “Tenho uma saúde de ferro”. Na entrevista que deu Dinda fez questão de deixar uma mensagem:

“A felicidade me acompanha e acredito que a alegria nos faz viver mais. Quando penso que cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir além.